DIVULGANDO...

Estudantes Programa de Convênio de Graduação realizarão II Seminário África Fora de Casa

O objetivo é estimular a troca de conhecimentos entre estudantes, através de experiências, para a compreensão de aspectos da historicidade africana

(Do site: http://portais.ufma.br)
SÃO LUÍS – Em 25 de maio comemora-se o dia da África, como símbolo de luta dos povos do continente, por sua independência. Nessa comemoração, os estudantes africanos do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), com o apoio do grupo de pesquisa Estudos do Mundo Atlântico e suas Diásporas (GMAD), realizarão o II Seminário África Fora de Casa, com o tema "Os dilemas do desenvolvimento, tensões políticas e territorialidade", no dia 23 de maio, no Auditório A do Centro de Ciências Humanas da UFMA (CCH/UFMA).
O objetivo do evento é estimular a troca de informações e conhecimentos entre estudantes, através de experiências, para oportunizar à comunidade a compreensão de aspectos da historicidade africana. A inscrição no evento é gratuita, mediante a assinatura da lista de presença nas atividades. Haverá certificado para os participantes em, pelo menos, três das cinco atividades.
Para o estudante PEC-G, Anacleto Aníbal Xavier Domingos, a importância do evento é a troca de conhecimentos e experiência entre a comunidade acadêmica africana e brasileira. “O importante é a possibilidade da permuta de conhecimento mútuo, sobretudo do contexto atual do continente e também à sua evolução e desenvolvimento científico, político e social”, contou.
A programação contará com mesas-redondas, oficina de dança e minicurso com o tema “O messianismo africano: o caso do reino do congo”.  As mesas de discussão serão compostas por estudantes africanos da UFMA e UFBA, com a participação dos professores do Departamento de História e de Licenciatura em Estudos africanos e Afro-Brasileiros.
Saiba mais
Atualmente a UFMA possui cerca de 30 estudantes africanos. Há anos estes estudantes vêm fomentando discussões pertinentes sobre a África e sua relação com o Brasil. A temática desse evento vem ao encontro de um dos grandes desafios presentes no continente como migração e desenvolvimento, por isso, a necessidade de fomentar espaços de discussão como o proposto nesse projeto.
Confira a programação:

Nenhum comentário: