terça-feira, 23 de outubro de 2007

Adulta Essência

Aprendi com o meu filho que ser criança não é tão fácil quanto parece, o fato de não poder fazer nada sem permissão e ser repreendido por fazer, o fato de tudo o que acha mais saboroso, como refrigerante, bala, sorvete, chocolate, batata-frita ser regrados, por não ser saudáveis, o que nem é bem entendido em seu mundinho tão intenso, ou o porque de a bagunça ser tão divertida, se é proibida, mas também aprendi que o grande encantamento da infância mora no poder do esquecimento, criança não guarda mágoas e não ter mágoas é viver o hoje intensamente.
Mas o fato de a infância não ser tão fácil, não significa que não seja de fato fácil, ainda mais quando comparada com a fase seguinte: a temível e complicada adolescência, onde tudo é 8 ou 80, onde além de conviver diariamente com as mudanças corporais, convive-se com a descoberta dos desejos, onde tomar decisões é impossível e deixar que tomem-nas em seu lugar é fraquejar, onde uma paixão passa a significar a própria vida e não estar em tal estado, solidão contínua. Claro que com todos esses acontecimentos o convívio familiar quase sempre torna-se difícil, porque para o adolescente tudo é difícil, até que provem o contrário.
Mas é somente quando chegamos a fase mais esquecida de todas, a adulta, que aprendemos de fato sobre a vida, as teorias tornam-se prática e o dia-a-dia uma superação. Somente adultos descobrimos que é demasiadamente mais fácil ser filho do que pais, aprender do que ensinar, ser sustentado do que sustentar, ser repreendido do que repreender, ser consolado do que consolar, ser educado do que educar, se apaixonar do que cultivar uma relação, adulto não tem opções, se ele para o mundo para, de seu trabalho depende o comércio, a educação, a água, á energia, o transporte, os meios-de-comunicação, a limpeza, o saneamento, a agricultura, a construção, a alimentação, a política, e tantos outros. Quem já ouviu o ditado: As crianças e os adolescentes são o futuro. Ou este: Temos que cuidar de nossos idosos, eles são os responsáveis por estarmos aqui. São frases bonitas e verdadeiras, mas e o adulto? Porque não falam do adulto, este que é responsável pelo hoje, este que educa seus filhos para o amanhã, este que cuida de seus pais e avós cultivando o ontem e ainda assim não deixa a poesia, a pintura, a dança, o cinema, a música, e tantas outras artes morrer cultivando uma essência própria, uma Adulta Essência.

Tiara Sousa

Nenhum comentário: