segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Escrevendo para os jornais

Lendo os jornais, descobri que a violência é notícia, as doenças são notícia, os artistas, é claro, notícia, as greves, os eventos, os esportes, os acidentes, a política, muita coisa é notícia.
Escrevendo para os jornais eu finalmente descobri o que não é notícia.
Não é notícia a causa da insônia que eu tive ontém, o cansaço que eu sinto agora, a ressaca do mês passado, e uma paixonite fora de hora, os fracassos, a saudade, o sossego, minha história, o amor á liberdade, os sonhos que tenho, os momentos que vivi e os que deixei de viver.
Não é notícia, porque ao povo não interessa, porque eu não sou a Madona, porque eu não tenho parentes importantes, nem amigos influentes.
Não é notícia, por que os sentimentos são meus e a sociedade cristã não se importa, ela apenas faz de conta que somos todos irmãos.
Não é notícia por que o atual papel do jornalista é fingir que se importa com o que dá audiência e deixar de se importar com o que não interessa aos meios de comunicação.
Os jornalistas não são imparciais, as notícias não são imparciais, as pessoas não são imparciais.
A imparcialidade é sonho, filosofia, ditado popular.
Na faculdade não ensinam que a nossa vocação vira moeda de troca no mercado de trabalho ou mercado branco, que é como eu preconceituosamente gosto de chamar, mas tudo bem, preconceituosamente lemos todos os dias nos jornais chamarem mercados piores de mercado negro.

Tiara Sousa

Nenhum comentário: