quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ser Mãe


Eu nunca pensei em ser mãe, tinha em mente uma vida adulta desprendida e de total liberdade pessoal, dedicação apenas a estudo e realizações vocacionais, não conseguia sequer imaginar-me amamentando, trocando fraldas, moldando um caráter, repreendendo, e tão entregue a um amor tão cotidiano e sublime, eu já sabia que parte da realização feminina inclui a maternidade, e que a maternidade inclui imensamente a doação, a entrega e o sacrifício e não estava disposta. Mas inesperadamente eu me vi grávida aos dezoito anos e foi sem dúvida a ocasião mais difícil e louca da minha vida até então, eu me desesperei, ainda me sentia uma criança, ou realmente fosse, eu sequer sabia ser filha direito, como poderia ser mãe. Como iria ser minha juventude, como dividiria o meu tempo, como continuaria meus estudos e iniciaria minha vida profissional, como sairia com os amigos, o que eu seria capaz de renunciar, eu não sabia e o medo tomou conta de mim, comecei a ter taquircadia, perdi alguns quilos, tomei vários porres, chorei muitos dias, até que senti o bebê mexer, e me senti mãe, no decorrer da gravidez eu fui me apaixonando de tal forma pela nova vida que eu gerava, a ponto de me perder entre a dor e o prazer de uma gravidez precoce, alguns que eu considerava amigos desapareceram, nas ruas as pessoas me observavam com dó e preconceito, era uma criança que esperava outra, mas o que eles não sabiam, e que nem eu sabia, é a infinita capacidade que o ser humano tem de amar, e eu amei, amei o primeiro choro, o primeiro riso, a primeira palavra, o primeiro passo, o primeiro dente, o primeiro obstáculo, o primeiro “Eu te amo”, a primeira teimosia, o primeiro desenho, a primeira indiscrição e todos, todos os outros que se seguiram e que virão. Não, isso não quer dizer que é fácil, é absurdamente difícil, nem quer dizer que por tanto amor eu sou uma mãe completamente responsável, eu não sou, nem quer dizer que eu não falhe, eu falho, nem quer dizer que eu não precise de ajuda, eu preciso, isso quer dizer que eu sou uma mãe de amor incondicional, e isso faz de mim alguém melhor. Na verdade a única coisa que posso afirmar com maturidade é que eu passaria por tudo outra vez, só para ouvi-lo dizer “Mamãe, eu te amo; Feliz dia das Mães”.

Tiara Sousa

Nenhum comentário: